segunda-feira, 18 de abril de 2016
O Stalking, um crime sem género
22:00:00
2016
,
Contra os monstros que pensaram poder penhorar a nossa liberdade
,
Crime e castigo
,
Cyberstalking
,
Perseguição Obsessiva
,
Portugal
,
Stalking
,
Tarados
1 comment
"A lei que criminaliza o stalking entrou em vigor em setembro de 2015. Até então, comportamentos de perseguição tinham de ser enquadrados noutro tipo de crimes, como a devassa da vida privada ou ofensas físicas. A criação de uma lei veio facilitar a denúncia de um crime que poucos conheciam. Era mais visto como um fenómeno que acontecia aos atores e pessoas conhecidas. “Quando comecei a falar sobre o tema diziam-me que não existia cá, só em Hollywood. Era uma coisa de pessoas famosas. Com o tempo, as pessoas foram começando a identificar comportamentos”
quinta-feira, 14 de abril de 2016
Ameaças, devassa da vida privada, chantagem e extorsão levam à prisão professora de Vila Real
00:00:00
2016
,
Ameaças
,
Chantagem
,
Contra os monstros que pensaram poder penhorar a nossa liberdade
,
Defesa do cidadão
,
Devassa da vida privada
,
Professoras
,
Vila Real
9
comments
"A docente enviava mensagens de texto do seu telemóvel com ameaças e episódios da vida íntima das vítimas, exigindo dinheiro em troca do seu silêncio".
"A detenção da docente, feita pela Polícia Judiciária de Vila Real, não foi fácil. Sabe o CM que a mulher se rodeava dos maiores cuidados. Usava um telefone pré-pago, alterava a voz, não permitia encontros pessoais. Não se sabe ao certo como lhe era entregue o dinheiro. Mas tudo indica que era deixado num local previamente marcado pela mulher".
quarta-feira, 6 de abril de 2016
Lenore Matusiewicz: uma condenação a prisão perpétua, por cyberstalking e homicídio
00:00:00
2016
,
Crime e castigo
,
Cyberstalking
,
Homicídio
,
Lenore Matusiewicz
,
Os monstros têm rosto
,
Perseguição Obsessiva
,
Prisão
,
Taradas
,
USA
No comments
"Lenore Matusiewicz continued to spew hatred for her deceased ex-daughter-in-law even as a federal judge sentenced the ailing 70-year-old woman while standing at her bedside in a Philadelphia hospital on Friday. At a highly unusual last-minute, emergency hearing on Friday afternoon, the judge sentenced Matusiewicz to life in prison – making her the first person in the United States to be convicted and sentenced for cyberstalking resulting in death."