quinta-feira, 31 de janeiro de 2019
"Cyberstalking" e aplicações de telemóvel ("stalkware"), que permitem vigiar os movimentos da vítima, multiplicam-se, e a notícia é do "Público"
22:00:00
2019
,
Aplicações
,
Cyberstalking
,
janeiro
,
Pornografia de vingança
,
Público
,
Stalkware
,
telemóveis
No comments
"No passado, o stalking era mais físico e envolvia vigilância presencial, assédio no espaço laboral ou o envio repetitivo de objectos, visando provocar medo na vítima [...] Em anos mais recentes, evoluiu para formas mais tecnológicas, dando origem ao chamado cyberstalking (o que inclui a análise de conteúdos e registos em telemóveis ou computadores), e também à criação de stalkerware, nome dado ao software que facilita intrusões nos dispositivos electrónicos".
domingo, 13 de janeiro de 2019
Mulher invade esquadra no Wyoming, em perseguição de polícia pelo qual está obcecada
01:00:00
2019
,
Ashley Keister
,
Mulheres
,
Obcecada
,
Pennsylvania
,
Stalking
,
Taradas
,
USA
,
West Wyoming
No comments
"Uma mulher forçou a entrada numa esquadra dos EUA em busca de um polícia por quem está obcecada. A paixão de Ashley Keister começou quando o agente a deteve e desde então sucederam-se mensagens sugestivas e chamadas para o 112 só para falar com ele".
sábado, 12 de janeiro de 2019
Facebook, Twitter, Snapchat & Pinterest: mantenha um registo de todos os contactos havidos, e de quando terminam. Se depois de terminada uma abordagem, alguém o tentar continuar a contactar, isso será perseguição ("stalking")
10:00:00
2019
,
Angela Henderson
,
Cyberstalking
,
Facebook
,
janeiro
,
Kenley Hargett
,
Pinterest
,
Segurança
,
Sexual Assault Prevention & Response Coordinator at Project Celebration
,
Snapchat
,
Stalking
,
Twitter
No comments
“I would keep a record of each time they contact you because if you call a relationship quits, that person should not continue to contact you,” [...] “If that person continues to contact you, then that’s considered stalking.”
segunda-feira, 7 de janeiro de 2019
Desde 2016 que aumentam, em Portugal, as investigações por assédio e importunamento sexual, mas ainda são poucas as conclusões e condenações
08:00:00
2019
,
Assédio online
,
Assédio permanente
,
Assédio Sexual
,
harcelement
,
Mulheres
,
Mulheres mal casadas
,
Portugal
,
Stalking
No comments
"As investigações por assédio sexual subiram em 2018 pelo terceiro ano consecutivo. De acordo com o Ministério Público (MP), foram abertos 903 inquéritos por importunação sexual, crime no qual se inclui o assédio, mais 33 do que em 2017.
O crescimento teve início em 2016, e desde então verifica-se um aumento de 37%. De 2015 a 2018 foram abertos um total de 3165 processos, mas apenas em 354 casos foi deduzida acusação. É em 2017, ano em que explode nos EUA o “Me Too” — movimento contra o assédio sexual –, que se dá o maior aumento de queixas. Ainda assim, em Portugal o impacto foi morno".